Em meio à crise, nota na capacidade de administração de Bambuí/MG no Tesouro Nacional cresce

Em meio às dificuldades de arrecadação decorrentes da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o município de Bambuí/MG recebeu uma avaliação satisfatória em relação à capacidade de pagamento, que segundo nota técnica da Coordenação-Geral de Relações e Análise Financeira dos Estados e Municípios do Tesouro Nacional. Com nota B, em uma escala que vai de A a D, o estado pode, dessa forma, continuar a contrair empréstimos de instituições financeiras com garantia da União.

Desta forma o município melhorou sua nota em comparação ao ano de 2019, quando recebeu nota ‘C’. A classificação é atribuída após análise de dados fiscais dos entes federativos, com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa, sendo o principal indicador para medir a capacidade de pagamento de um estado frente aos empréstimos tomados no mercado no setor bancário. A metodologia é pautada em três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Entre os municípios da região que receberam nota ‘A e B’ estão; Medeiros, Formiga, Lagoa da Prata, Piumhi e São Roque de Minas.